As Regenerações Urbanas do Centro Antigo da cidade de Valpaços (Fase A) e de Montalegre deram anteontem um importante passo, uma vez que já saiu em Diário da República a publicação do concurso para a empreitada.
Em Valpaços são várias as artérias que irão ser intervencionadas, como a zona circundante da Igreja Matriz, incluindo Tambolhão, Rua do Pombal, Rua Oriental, Rua Dr. Francisco José Medeiros. Esta empreitada comporta um valor que ronda um milhão e oitocentos mil euros.
A vila de Montalegre também foi contemplada com a abertura de concurso, que irá requalificar e modernizar algumas zonas urbanas. Está prevista a beneficiação e construção de arruamentos diversos, incluindo infra-estruturas urbanísticas, faixas de rodagem, áreas de estacionamento, passeios, áreas verdes, bem como a beneficiação das infra-estruturas eléctricas e de telecomunicações. Nesta intervenção, o investimento ronda os dois milhões e meio de euros.
De uma forma geral, os trabalhos irão incidir nas redes de distribuição de electricidade e telecomunicações, esgotos domésticos, águas pluviais e abastecimento de água. Será ainda alvo de intervenção a pavimentação de estradas, estacionamentos, passeios e zonas pedonais. Irá também ser colocado diverso equipamento e mobiliário urbano (papeleiras, parques infantis, bancos, entre outros).
Refira-se que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) aprovou o investimento de 118,5 milhões de euros para a recuperação de 44 concelhos do Norte de Portugal, entre os quais Boticas, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena.