Quinta-feira, 5 de Dezembro de 2024
No menu items!

Lavradores de Feitoria ganha ‘ouro’ no Japão

O ‘Lavradores de Feitoria branco’, da colheita de 2016, foi posto à prova do ‘Sakura - Japan Women’s Wine Awards’ e arrecadou ‘Medalha de Ouro’

-PUB-

Com um modelo de negócio peculiar – resultante da união de vários produtores de vinho na criação de uma empresa comum –, a duriense Lavradores de Feitoria tem primado por dar um passo de cada vez, a fim de sustentar o seu crescimento. Com a maioridade atingida em 2018, uma forte presença no mercado nacional e distribuição em mais de 20 mercados mundiais, a aposta na Ásia – com foco na China e no Japão – acontece de há três anos a esta parte.

É precisamente do Japão que chegam boas-novas. Num país com 127 milhões de habitantes e onde o grau de exigência dos consumidores é bastante elevado, o ‘Lavradores de Feitoria branco’, da colheita de 2016, foi posto à prova do ‘Sakura – Japan Women’s Wine Awards’ e arrecadou ‘Medalha de Ouro’. Uma conquista que o certifica como um vinho franco – de perfil jovem, frutado e fresco – e com excelente aptidão para harmonizar com a cozinha nipónica.

Sim, porque “seleccionar vinhos [com origem nos quatro cantos do Mundo] que melhor harmonizam com a cozinha japonesa” é um dos objectivos deste que é o mais importante concurso vínico do Japão. O ‘Sakura – Japan Women’s Wine Awards’ é, como o nome adivinha, um concurso cujo júri é constituído apenas por mulheres (o que por si só pressupõe sentidos bastante apurados!) e que prima por ter grande impacto no mercado e influência sob os compradores e consumidores do “País do Sol Nascente”.

O ‘Lavradores de Feitoria branco’ nasce do blend de três castas típicas do Douro – Malvasia Fina, Gouveio e Síria –, de uvas oriundas das várias Quintas dos produtores que compõem a Lavradores de Feitoria. Depois de vinificadas, fermentam e estagiam em inox, conferindo a este branco de cor citrina um carácter jovem, frutado e fresco. A colheita de 2016, que esteve a concurso, revela uma boa densidade aromática, com fruta madura – ameixa e melão – e notas tropicais, a lembrar banana. Na boca, a entrada é fresca, frutada e elegante. Um vinho harmonioso, com uma acidez equilibrada e alguma mineralidade, além de um excelente contraste entre frescura e tropicalidade.

Em Portugal, está a ser comercializada a colheita de 2017, estando para breve o lançamento do ‘Lavradores de Feitoria branco 2018’.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS