No total foram libertados 180 mil ovos produzidos no Posto Aquícola da Relva, localizado no Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade (BNB).
A iniciativa realizou-se no passado mês de fevereiro, tendo sido utilizadas caixas de Vibert, metodologia de libertação controlada de proteção dos ovos.
A libertação realizou-se, no âmbito do protocolo “Programa de Medidas de Compensação de Fauna e Flora associadas ao Projeto Tâmega” assinado entre o Município de Boticas e a IBERDROLA, empresa responsável pelo projeto do Sistema Eletroprodutor do Tâmega.
Segundo o município de Boticas a produção e libertação destes ovos “teve como objetivo principal o repovoamento dos rios com milhares de exemplares desta espécie autóctone da região”.
REPOVOAMENTO DOS RIOS
Já em colaboração com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a autarquia procedeu ao repovoamento de vários cursos de água do concelho, com 30 mil alevins vesiculados de truta-fário.
Os alevins utilizados nas iniciativas são igualmente provenientes da produção do Posto Aquícola da Relva, localizado no BNB, tendo como objetivo “contribuir para a regeneração dos ecossistemas, valorização dos recursos naturais, bem como para o desenvolvimento da fauna piscícola no concelho”, informa a câmara.