Quarta-feira, 18 de Maio de 2022
Deco
Profissionais da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor escrevem regularmente neste espaço.

Maio: Deco e Adene assinalam mês de energia

A crise energética está aí e os consumidores estão já a pagar a fatura de uma transição energética e verde ainda por fazer.

-PUB-

Estamos num momento decisivo no que toca à energia. As alterações climáticas já nos vinham mostrando isso. Com a guerra na Ucrânia, a crise energética tornou-se ainda mais evidente. Aos impactos ambientais do recurso a combustíveis fósseis, somam-se hoje os efeitos da dependência energética e a flutuação dos preços. O governo, reconhecendo este desafio, e na senda do que tem vindo a ser trabalhado a nível europeu, também já anunciou medidas para conter a subida dos preços, para apoiar as pessoas e as empresas e para acelerar a transição energética.

Cada vez mais os consumidores precisam de informação, ferramentas e apoios.

Fique connosco! A DECO está sempre consigo!

Durante o mês de maio, a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores e a ADENE– Agência para a Energia vão fazer novamente de maio o mês da energia, com 4 eventos em direto nas redes sociais da DECO (Facebook e Youtube) e da ADENE (Facebook). 

Vamos continuar ao lado dos consumidores levando as suas preocupações junto de governos e entidades reguladoras. Mas vamos também assegurar o acesso à informação de que estes precisam para, no seu dia a dia, fazerem um consumo de energia cada vez mais eficiente com os menores custos possíveis.

Esta é uma iniciativa no âmbito dos projetos europeus STEP e HARP, projetos europeus que contam com o financiamento do programa Horizonte 2020 da União Europeia.

O projeto STEP (www.stepenergy.eu) tem como objetivo combater a pobreza energética através da formação a técnicos, da capacitação de consumidores e da disponibilização do Gabinete de Aconselhamento de Energia, que dá apoio gratuito. Contactos: 213710200 – energia@deco.pt.

O projeto HARP (https://aquecimentoeficiente.adene.pt/) pretende motivar e apoiar os consumidores a planear a substituição dos seus equipamentos de aquecimento antigos e obsoletos por alternativas mais eficientes, com uma ferramenta online de simulação. Para saber mais sobre esta ferramenta, conheça a Família Inverno: https://www.facebook.com/AssociacaoDECO/videos/697925211370468.

Desde 2008 que a DECO tem apostado em projetos e iniciativas que visam a eficiência energética, através de sessões informativas, formação, ferramentas, artigos e, mais recentemente lives e campanhas nas redes sociais.

Mais Lidas

Homem ataca a esposa e suicida-se

Incêndio no Bairro dos Ferreiros

Quatro detidos por tráfico de droga

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.