Segunda-feira, 29 de Dezembro de 2025
No menu items!
InícioChavesMaior feira de rua do país está de regresso

Maior feira de rua do país está de regresso

Arranca hoje a Feira dos Santos de Chaves, considerada a maior feira de rua do país, que atrai gente de todo o país e não só

-PUB-

A Feira dos Santos de Chaves é um dos eventos mais tradicionais e marcantes do norte de Portugal, um certame que atrai milhares de pessoas, nacionais e estrangeiras.

Entre 30 de outubro e 2 de novembro, não faltará animação nas ruas da cidade flaviense, com a feira a estender-se por cerca de cinco quilómetros. Trata-se de um importante acontecimento socioeconómico e cultural da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, que transforma as principais artérias da cidade em locais de convívio, com o comércio e a diversão como elementos dominantes.

Considerada a “maior feira de rua do país”, a sua origem remonta a tempos medievais e está associada às trocas comerciais entre o povo das aldeias. Com o passar dos anos, a feira modernizou-se, mas mantém o espírito de outrora, ajuda a dinamizar a economia local. Nos “Santos”, como esta feira é popularmente conhecida, a cultura, a gastronomia e os produtos locais andam de mãos dadas.

Durante os dias da feira, as ruas, largos e mercados de Chaves enchem-se de vida, com centenas de expositores e feirantes, mas também de visitantes, que esgotam a hotelaria e a restauração.

Este ano, porque o dia 1 de novembro, feriado, calha no sábado, a feira ganhou mais um dia. “Por norma, a feira decorre durante três dias. Este ano, devido ao feriado ser num sábado, assim como acontece quando calha a uma sexta ou segunda-feira, é difícil manter apenas os três dias”, revela Vítor Pimentel, presidente da ACISAT (Associação Empresarial do Alto Tâmega), que organiza o evento, em parceria com a Câmara de Chaves.

Segundo Vítor Pimentel, “o dia 30 vai ser maioritariamente dedicado à montagem dos expositores, com a abertura oficial a acontecer ao final da tarde”.
Em suma, a Feira dos Santos de Chaves é mais do que um simples evento comercial, é uma tradição viva que celebra o património, a gastronomia e a identidade transmontana, bem como um motor de dinamismo para toda a região.

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, o certame terá cerca de 500 expositores, distribuídos por várias ruas da cidade. Além dos feirantes tradicionais, há espaço para feira de artesanato, exposições de automóveis de máquinas agrícolas e stock off, além dos comerciantes de comes e bebes e diversões, muitos dos quais já se encontram desde o início do mês em Chaves.

De referir que, devido à realização dos “Santos”, de 3 de outubro a 7 de novembro, a localização da paragem localizada junto ao Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso funciona no terminal rodoviário da Auto Viação do Tâmega, no Largo da Estação. Apesar desta mudança, os circuitos dos transportes urbanos não sofrem alterações.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS