As actividades iniciam-se dia 29, às 10h00, com a recepção dos atletas e acompanhantes no Pavilhão Municipal de Cerva, desenrolando-se a seguir um treino matinal na Praia das Meadas. Da parte da tarde, será dedicado à prática de desportos radicais no Pena Aventura. No dia seguinte, haverá novo encontro de atletas, desta vez no Pavilhão Gimnodesportivo de Ribeira de Pena, com treino no Parque de Bragadas. O encerramento oficial do VII Estágio ocorrerá pelas 17H00 no Pavilhão da vila, com a presença de várias entidades.
O instrutor do NKMRP, João Alves, adiantou mais alguns pormenores deste evento desportivo. “É uma concentração nacional de muitos jovens, várias colectividades e associações e tem como finalidade a divulgação e a prática da sua modalidade, além do convívio entre os atletas, funcionando como um excelente cartaz de promoção turística do próprio concelho, que Câmara Municipal de Ribeira de Pena tem apoiado sempre em todas as suas edições”. Neste momento, o NKMRP tem cerca de 15 atletas a praticar karate, um número inferior àquilo que já teve, mas isto tem uma explicação. “De facto já houve mais jovens na prática desta modalidade, contudo tudo pode voltar ao mesmo, quando a escola de futebol tiver um horário não coincidente”.
O apoio da Câmara Municipal de Ribeira de Pena tem sido fundamental para o sucesso que está a ter o Núcleo de Karate do Município de Ribeira de Pena, fundado há seis anos. Esta colectividade tem desempenhado um papel importante na divulgação das artes marciais junto da juventude do concelho. Ao nível competitivo, os resultados conseguidos nas várias provas nacionais, creditam-na já como uma das mais importantes na região Norte.
O VII Estágio de Primavera, organizado pelo Município, conta com o apoio das freguesias de Cerva e Salvador e Núcleo Português de Karate.