A decorrer na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o campo de férias, que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Vila Real e da academia transmontana, é dirigido a crianças com idades entre os seis e os 16 anos, e tem como objectivo “cativar os jovens para a prática da modalidade” e até mesmo descoberta de novos talentos.
O primeiro campo de férias a ser organizado no Norte do país, segundo Tiago Lopes, director-geral da ‘Football By’, terá um custo de 150 euros, dentro dos quais estão incluídas não só as refeições durante os cindo dias de campo (almoço e lanche a meio da manhã e da tarde), mas também um kit completo do Manchester United Soccer Schools, que engloba uma bola, um saco de desporto e um diploma.
Com dois treinos diários, como explicou José Alberto Costa, director técnico da escola de Carlos Queirós, o campo de férias “é um programa de melhoramento das capacidades técnicas com recurso aos métodos semelhantes aos que são utilizados pela academia do Manchester e sua equipa principal” na formação de jovens com “elevados padrões comportamentais, sentido de fair-play e aptidões para a vida”.
A agenda do campo de férias conta ainda com outras actividades desportivas, culturais e lúdicas, estando previsto um programa de actividades diárias, desde as 8h30 até às 17h30.
Tiago Lopes referiu que, tendo em conta a responsabilidade social da ‘Football By’, e à semelhança de outras actividades desenvolvidas pela escola de futebol, serão oferecidas dez inscrições a crianças mais carenciadas do concelho, uma iniciativa que a autarquia de Vila Real igualou, como adiantou Manuel Martins, presidente da Câmara Municipal. “Vamos também oferecer dez inscrições a meninos mais desfavorecidos que queiram participar”, esclareceu o autarca, revelando que a selecção dos jovens atletas contemplados será feita pelos Serviços de Acção Social do município.
O futebolista de ‘palmo e meio’ que se destacar no campo de férias poderá ainda ser seleccionado para participar, no próximo ano, num programa residencial de treinos no Manchester United, em Inglaterra.
A relação entre a escola de Carlos Queirós e Vila Real não se limitará à organização do campo de férias, tendo sido já assinado um protocolo de colaboração com a UTAD, no âmbito do qual os alunos de desporto da academia poderão participar em diversas actividades e acções de formação, não só em Portugal como também na sede clube de futebol inglês.