Sábado, 4 de Fevereiro de 2023
No menu items!
0,00 EUR

Nenhum produto no carrinho.

Manifestantes contestam minas e “cemitério” que podem criar

Várias dezenas de pessoas manifestaram-se, esta tarde, em Montalegre, contra o projeto de exploração mineira do Romano, na zona de Morgade, onde a empresa Lusorecursos quer explorar lítio.

-PUB-

Além de tarjas e bandeiras com mensagens como “Não à mina, sim à vida”, os manifestantes usaram cruzes e lápides funerárias com os nomes das 25 freguesias do concelho, porque acreditam que “é o que vai acontecer caso este se torne um concelho mineiro, será o fim, será o cemitério de todas as freguesias”, afirma Armando Pinto, Associação Montalegre Com Vida.

Os opositores da instalação de uma mina a céu aberto no concelho aproveitaram a Feira do Fumeiro e a vinda de muitos milhares de visitantes à vila transmontana para passar a mensagem a mais pessoas. “A manifestação é para não deixarmos esquecer e para alertar que a população está cá e continua contra as minas e determinada a que este projeto não avance. Num dia como hoje, que é a feira d o fumeiro, queremos mostrar isso a toda a população que nos visita”, afirma ainda.

A quantidade de água usada pela exploração mineira e a destruição da agricultura são outros armentos para contestar o projeto.

“Num território que é Património Agrícola Mundial e Reserva da Biosfera não vamos permitir que façam uma mina na nossa região”, reforçou.

Notícia desenvolvida na edição de 25 de janeiro

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.