Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025
No menu items!
Agostinho Chaves
Agostinho Chaves
Trata o jornalismo por tu. Colabora com a VTM há mais de 25 anos. Foi Diretor entre 2014 e 2019. Passou por meios de comunicação nacionais, como o Comércio do Porto e a Rádio Renascença.

Matemática inquietação

O manual de exercícios de matemática do 2º ano do primeiro ciclo do ensino básico (destinado a crianças entre os seis e os sete anos de idade) adotado pela escola que a minha neta frequenta possui “problemas” que não se coadunam, de forma nenhuma, com a sua idade e a dos seus colegas de turma.

Alguns desses problemas são incompreensíveis, mesmo para jovens que frequentam anos posteriores ou, até, adultos. Em artigo de opinião no “Expresso”, Martim Avillez Figueiredo até dá o exemplo de um problema aparentemente simples mas que, em rigor, não tem solução, dado que o enunciado está incorretamente apresentado. Dá a ideia que esse manual foi feito por um matemático (talvez até universitário) que, no entanto, desconhece, em absoluto, a mentalidade infantil, por ser desprovido de algo que muita falta faz, nos dias de hoje, a quase todos os professores: a pedagogia.

Para completar o leque, o livro da disciplina de português revela, de onde em onde, mais vezes do que o desejado, erros gramaticais, ortográficos ou de

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS