Terça-feira, 19 de Outubro de 2021

Matemática inquietação

O manual de exercícios de matemática do 2º ano do primeiro ciclo do ensino básico (destinado a crianças entre os seis e os sete anos de idade) adotado pela escola que a minha neta frequenta possui “problemas” que não se coadunam, de forma nenhuma, com a sua idade e a dos seus colegas de turma.

-PUB-

Alguns desses problemas são incompreensíveis, mesmo para jovens que frequentam anos posteriores ou, até, adultos. Em artigo de opinião no “Expresso”, Martim Avillez Figueiredo até dá o exemplo de um problema aparentemente simples mas que, em rigor, não tem solução, dado que o enunciado está incorretamente apresentado. Dá a ideia que esse manual foi feito por um matemático (talvez até universitário) que, no entanto, desconhece, em absoluto, a mentalidade infantil, por ser desprovido de algo que muita falta faz, nos dias de hoje, a quase todos os professores: a pedagogia.

Para completar o leque, o livro da disciplina de português revela, de onde em onde, mais vezes do que o desejado, erros gramaticais, ortográficos ou de

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

Mais Lidas | opinião

O povo é quem mais ordena

Ferrovia Boas Notícias

Beneficiou da Moratória?

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.