Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022

Meia maratona à espera de mais de 600 participantes

No domingo, vai para a estrada a 5ª edição da Meia Maratona de Vila Real. São esperados mais de 600 participantes e há uma causa social associada.

-PUB-

“Esta prova vem dar continuidade a um desafio que começou em 2016. É uma prova que, até então, ninguém tinha tido coragem de fazer, devido orografia de Vila Real”, começou por dizer Carlos Alonso, da organização, adiantando que “neste momento, o número de inscritos ronda os do ano passado, sendo que a caminhada se destaca um bocadinho”.

Um dos motivos para tal acontecer pode ter a ver com o facto de os lucros da caminhada reverterem a favor da Associação Borboletas aos Montes, que ajuda homens e mulheres com cancro da mama. “Fiquei muito feliz por nos terem escolhido. Somos uma associação sem fins lucrativos, pelo que toda a ajuda é bem-vinda”, refere Alda Claudino, responsável pela associação.

“É claro que quem vai caminhar, ao ter uma causa associada, caminha de coração cheio”, acrescenta Carlos Alonso.

A prova está divida em três modalidades, a meia maratona (21 km), a mini maratona (7 km) e a caminhada (5 km), sendo que há uma novidade. “Quem se inscrever na meia maratona, quando chegar à zona da meta, pode optar por continuar a prova ou terminar, dependendo da sua vontade e do seu estado do espírito no momento”, salienta Carlos Alonso.

E por ser uma prova que passa por várias zonas da cidade, haverá a necessidade de cortar o trânsito em alguns momentos. “É uma prova muito exigente e vamos tentar minimizar, ao máximo, os constrangimentos. Haverá momentos em que será preciso cortar o trânsito, por razões de segurança”, refere Alexandre Favaios.

“Estamos a falar de um domingo de manhã, em que, por norma, a cidade não tem muita pressão a nível do tráfego, mas, como é óbvio, sabemos que a população terá alguns constrangimentos. Aquilo que pedimos é compreensão”, acrescenta o vereador da Câmara de Vila Real.

A V Meia Maratona de Vila Real é uma prova organizada pela Associação de Atletismo local, em parceria com a Câmara Municipal e com a Excelluz, Lda. O padrinho da prova é o atleta vila-realense Carlos Valente.

E para quem decidir, à última da hora, participar no evento, as inscrições continuam abertas até sexta-feira, de forma online, ou presencialmente na Decatlhon (sexta-feira) e na Avenida Carvalho Araújo (sábado).

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.