Domingo, 13 de Julho de 2025
No menu items!

Menos castanha, mas mais qualidade

Depois de o fungo da podridão ter afetado a produção de 2023, este ano foi o mau tempo que veio deitar por terra as ambições dos produtores de castanha, fruto que no concelho de Vinhais movimenta cerca de 15 milhões de euros.

-PUB-

Ainda assim, e apesar de haver menos castanha, os produtores que marcaram presença na 19ª edição da Rural Castanea enalteceram a qualidade do fruto, sobretudo da variedade longal, a rainha do certame e do concelho.

“Aquilo que sabemos é que a quantidade, para já, é menos que no ano anterior, mas a qualidade é melhor”. Quem o diz é Luís Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Vinhais, que destaca a importância da castanha “a nível económico” e ainda a “elevada procura”, que faz com que a venda seja fácil, apesar do preço, que este ano teve de sofrer um aumento, rondando os quatro euros o quilo.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS