A Câmara Municipal de Mesão Frio, anunciou hoje o prolongamento da situação de alerta de âmbito municipal, inicialmente declarada a 3 de fevereiro. A decisão surge em resposta a condições meteorológicas adversas, que têm provocado “instabilidade de taludes, interdições rodoviárias em várias vias do concelho e avisos de cheias em todas as zonas ribeirinhas”.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo para o distrito de Vila Real, válido entre as 00:00 e as 06:00 de terça-feira, que será elevado para aviso laranja entre as 06:00 e as 18:00, devido à previsão de precipitação persistente e por vezes forte. Além disso, um aviso amarelo por causa do vento será ativo entre as 12:00 e as 21:00 de quarta-feira.
A autarquia de Mesão Frio justificou que a situação de alerta “permite assegurar o reforço da atuação dos serviços municipais e dos da Proteção Civil, bem como a implementação de medidas preventivas necessárias à proteção de pessoas e bens”.
Por sua vez, o município de Santa Marta de Penaguião, decidiu prolongar a sua situação de alerta até sexta-feira, com uma reavaliação prevista em função das condições meteorológicas. A autarquia justificou esta medida pela “continuidade das condições meteorológicas adversas, bem como a necessidade de salvaguardar a segurança de pessoas e bens”.
Os responsáveis pela autarquia de Santa Marta de Penaguião apelaram à população para que “mantenha comportamentos preventivos, evite deslocações desnecessárias e siga rigorosamente as recomendações das autoridades competentes”.
Além destes dois municípios, a Câmara de Sabrosa também declarou a situação de alerta de âmbito municipal na quinta-feira, em vigor até quarta-feira, com o objetivo de assegurar a coordenação entre as entidades envolvidas e a capacidade de resposta face à iminência de situações de risco.
Estes municípios não estão incluídos na lista dos concelhos abrangidos pela situação de calamidade, que foi prolongada pelo Governo até domingo.




