Domingo, 8 de Fevereiro de 2026
No menu items!
InícioSanta Marta de PenaguiãoAtividades culturais e desportivas canceladas para concentrar esforços na “reconstrução do concelho”

Atividades culturais e desportivas canceladas para concentrar esforços na “reconstrução do concelho”

O Município de Santa Marta de Penaguião anunciou o cancelamento das atividades culturais e desportivas em resultado dos danos sofridos pelo mau tempo, concentrando esforços na recuperação do concelho

-PUB-

Foram os “danos relevantes” que colocaram em risco a segurança dos penaguienses que levaram todo o executivo municipal a tomar a posição de cancelar atividades planeadas para este período. Desta forma, a câmara poderá desviar os fundos que estavam reservados para essas iniciativas, como a prova automobilística do Campeonato de Portugal de Montanha, a Rampa de Santa Marta, ou o passeio sénior, para a reconstrução do concelho.

“Nos últimos dias, o concelho de Santa Marta de Penaguião foi severamente atingido por condições meteorológicas excecionais”, explicou a presidente da câmara Sílvia Silva aos jornalistas, adiantando que “todo o executivo municipal decidiu cancelar todas as ações culturais e desportivas de grande envergadura previstas para este período, num investimento global que ultrapassaria um milhão de euros”.

A autarca revelou que esta foi uma decisão “difícil, mas necessária”, uma vez que é preciso dar prioridade à segurança, à dignidade e ao interesse coletivo. Sílvia Silva realçou que “cada euro público, neste momento, tem de estar ao serviço da reconstrução do nosso concelho”.

Admitindo que são atividades que dão “vida à nossa vila no verão”, Sílvia Silva foi perentória ao dizer que não adiantava “andarmos todos felizes e contentes a passear durante a semana cultural, quando a maior parte dos nosso agricultores não tem vontade de sair de casa”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS