Sábado, 17 de Abril de 2021

Mil Diabos à Solta em Vinhais

No próximo sábado, dia 29 de fevereiro, mais de mil diabos invadem as ruas do concelho de Vinhais.

Mais de mil diabos acompanham uma Morte gigante, pelas ruas da vila, numa procissão que termina na Pedra, onde as raparigas aprisionadas são castigadas e um espetáculo de som, luz e fogo revela o rosto da Morte.

Trata-se de uma tradição secular e única em Portugal, cujas origens permanecem desconhecidas havendo, no entanto, diferentes interpretações que a situam nas celebrações dos Lupercais romanos, nas procissões da Quarta-feira de Cinzas, na Idade Média, ou mesmo por influência dos franciscanos do Convento de São Francisco de Vinhais, durante os séc. XVIII e XIX.

Perfeitamente enraizada nas tradições vinhaenses, em cada ano revivida com toda a genuinidade de outrora e preservada com todo o carinho e respeito pela identidade cultural deste povo serrano, a Quarta-feira de Cinzas vem provar que Vinhais é mesmo "uma terra dos Diabos".

Os Mil Diabos à solta é um prolongamento da festa original realizada na quarta-feira de cinzas, onde ganham destaque as encenações e a espetacularidade do desfile com mais de mil pessoas a envergarem o fato encarnado do diabo

 

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.