Domingo, 8 de Dezembro de 2024
No menu items!

Milhares na Feira e Festa do Linho

A vila de Ribeira de Pena acolheu no último fim-de- -semana milhares de forasteiros por ocasião da XI Feira do Linho. As expectativas foram confirmadas quanto ao interesse despertado e o evento é sem dúvida já uma referência dos certames rurais e de artesanato que se realizam no Norte do país.

-PUB-

Cerca de 20 mil visitantes passaram na XI Feira do Linho e Mostra dos Produtos Locais cuja cerimónia de abertura teve a presença do Governador Civil do Distrito de Vila Real, Alexandre Chaves.

O cortejo etnográfico voltou a despertar as atenções gerais. Mais de vinte carros alegóricos deram, mais uma vez, a conhecer usos e costumes tradicionais do concelho e o desfile percorreu as principais artérias da vila.

Alexandre Chaves salientou, ao Nosso Jornal, a importância do evento deixando um desafio aos artesãos e ao sector. “Esta edição da feira, que nasceu sob o signo do linho, tem já uma tradição muito forte no concelho de Ribeira de Pena. É o produto mais emblemático das gerações passadas, sendo importante dar-lhe outra oportunidade, modernizando o processo de produção, sendo uma actividade que concerteza dará rentabilidade”.

O representante do Governo defendeu um outro produto tradicional, o mel, um produto de elevada qualidade que o concelho de Ribeira de Pena possui. “O mel é outro produto silvestre em que vale a pena apostar, pois há uma procura crescente para a medicina e para uso diário deste produto de excelência”.

O presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, Agostinho Pinto, fez um balanço muito positivo sobre esta edição da Feira do Linho. “Tivemos muita gente a visitar este certame. Cumprimos os objectivos que passaram por divulgar os nossos produtos e essencialmente não deixar cair a raiz tradicional do evento que dura há longos anos”.

Se a “matriz” desta edição foi sensibilizar as pessoas para o património natural e cultural do concelho para o futuro, Agostinho Pinto deixou no ar outra metas a atingir. “Temos que apostar ainda mais nos nossos produtos que são uma mais- -valia para a economia de Ribeira de Pena. Começámos já com um produto gastronómico criando a Confraria dos Milhos, e pretendemos certificar outros produtos como o cabrito, o linho, ou outros. Há que fazer o levantamento no terreno”.

O autarca aproveitou para garantir que a Feira do Linho “é para continuar e será sempre uma aposta renovada do Município”.

De salientar que durante a Feira, as pessoas foram convidadas a eleger as sete Maravilhas de Ribeira de Pena, cujos resultados serão dados a conhecer brevemente.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS