Quarta-feira, 20 de Maio de 2026
InícioMiranda do DouroMiranda do Douro será palco da apresentação programa “Cuidando dos Cuidadores”

Miranda do Douro será palco da apresentação programa “Cuidando dos Cuidadores”

No dia 24 de março, às 14h30, o auditório de Miranda do Douro, vai ser palco do programa iSupport “Cuidando dos Cuidadores”, numa sessão dirigida aos profissionais de saúde.

A iniciativa é organizada pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através do Departamento de Saúde Mental, e integra-se no projeto EQUISAM, e tem como objetivo promover a acessibilidade e a equidade nos cuidados de saúde mental na região transfronteiriça de Trás-os-Montes, reforçando a cooperação entre Portugal e Espanha.

A plataforma tem como objetivo contribuir para o aumento da capacitação, suporte psicológico e melhoria da qualidade de vida dos cuidadores e das pessoas com patologia demencial.

A sessão contará com presença de vários especialistas na área, entre os quais destacam-se a investigadora Soraia Teles, que participou na adaptação e validação do programa em Portugal, e da médica neurologista Purificación Ortiz que vai intervir, debatendo a realidade dos cuidadores às pessoas com demência e às suas famílias na região de Trás-os-Montes.

O iSupport português é a adaptação do programa iSupport for Dementia, que foi traduzido e validado para a população portuguesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, com as parcerias da Associação Alzheimer Portugal e o Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde.

Com esta iniciativa, tenciona-se reforçar o conhecimento e a utilização de ferramentas inovadoras de apoio aos cuidadores, contribuindo para uma resposta mais eficaz e humanizada na área da saúde mental.


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS