Morreu um dos oleiros do Barro Preto de Bisalhães
Cesário Martins era um dos oleiros mais antigos de Bisalhães. Tinha 90 anos.
-PUB-
“O Município de Vila Real manifesta um profundo pesar pelo falecimento do oleiro Cesário Martins, mestre dedicado da arte do Barro Preto de Bisalhães.”
Foi desta forma que a autarquia vila-realense anunciou, hoje, a morte de um dos mais antigos oleiros do Barro Preto de Bisalhães. Na nota, divulgada nas redes sociais, a autarquia recorda “o guardião e transmissor de um saber ancestral que distingue a nossa terra e enriquece a identidade cultural do concelho e da região”.
“Eu sempre gostei disto, mas também tive outra profissão. Em 1956 fui para a Guarda Nacional Republicana”, disse numa entrevista, em 2023, onde deu conta que “já nem sei quantas peças de barro fiz na minha vida”.
Para a Câmara de Vila Real, “o seu contributo para a preservação desta arte única ficará para sempre associado à memória coletiva da comunidade e às gerações de artesãos que inspirou”, aproveitando para apresentar “à família enlutada as mais sinceras condolências”.
APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.





