Quinta-feira, 26 de Maio de 2022
Tags Bisalhães

Tópico: Bisalhães

Museu do Douro acolhe exposição “Mãos que fazem Bisalhães”

“Mãos que fazem Bisalhães” é uma exposição que retrata, através de peças, objetos e imagens, a arte do barro negro de Bisalhães, reconhecida pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade desde 2016

Vai arrancar curso de olaria em Bisalhães

Está para breve o arranque do curso de olaria, em Bisalhães. O objetivo é formar pessoas para que possam continuar com a arte, que está em vias de extinção.

“Mãos que fazem Bisalhães” homenageia arte distinguida pela UNESCO

“Mãos que fazem Bisalhães” é uma exposição de fotografia, peças de barro negro e vídeos que abre na segunda-feira, em Vila Real, e faz um tributo aos oleiros que mantêm viva esta arte classificada pela UNESCO há cinco anos.

Barro Preto de Bisalhães. Salvaguardar urge, para anular o negócio da Contrafação

No fim de semana de 12 a 15 de outubro, a CMVR ,liderada pelo edil nº1, foi ao Dubai promover a louça preta de Bisalhães.

Coligação “Vila Real à Frente” diz que “está tudo parado” em Bisalhães

O cabeça-de-lista da coligação PSD/CDS-PP/Aliança à Câmara de Vila Real, Luís Tão, foi hoje a Bisalhães mostrar que o projeto de salvaguarda da olaria negra, classificada pela UNESCO, “está parado” e que a autarquia “está inativa”.

PREMIUM

BE critica falta de apoio ao Barro Preto de Bisalhães

Luís Santos, candidato à Câmara de Vila Real, teceu duras críticas ao atual executivo pelo facto de não apoiar os oleiros de Bisalhães. O bloquista pede mais condições para salvaguardar o património da UNESCO

Bloco de Esquerda pede mais valorização para o Barro Preto de Bisalhães

José Manuel Pureza, deputado do Bloco de Esquerda, esteve esta quinta-feira em Bisalhães, onde viu, de perto, as dificuldades sentidas pelos poucos oleiros de Barro Preto que restam.

PREMIUM

Oleiro ao vivo para ensinar a fazer barro preto de Bisalhães

Miguel Fontes é um dos poucos oleiros que continua a manter viva a tradição do barro preto de Bisalhães. O bichinho foi-lhe passado pelos avós e hoje ensina os mais novos a arte de fazer estas peças tão típicas de Vila Real.

Expo 2020 Dubai recebe louça de Bisalhães, pauliteiros de Miranda e filigrana

A louça preta de Bisalhães (Vila Real), os pauliteiros de Miranda do Douro (Bragança) e a filigrana de Gondomar (Porto) vão representar o Norte de Portugal na Expo 2020 Dubai, anunciou a Turismo do Porto e Norte.

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS