Sexta-feira, 24 de Setembro de 2021
Comitiva junto a um dos fornos desativados ©Elsa Nibra

Bloco de Esquerda pede mais valorização para o Barro Preto de Bisalhães

José Manuel Pureza, deputado do Bloco de Esquerda, esteve esta quinta-feira em Bisalhães, onde viu, de perto, as dificuldades sentidas pelos poucos oleiros de Barro Preto que restam.

-PUB-

Depois de visitar alguns fornos desativados e conversar com dois oleiros, José Manuel Pureza não escondeu “a admiração por aqueles que mantêm esta arte viva”, mas sobretudo “tristeza e alguma revolta por perceber que algo que é reconhecido internacionalmente como sendo património de grande riqueza não esteja a ser devidamente apoiado, por quem tinha obrigação de o fazer”.

O próximo passo, garante, é “questionar o Governo, na Assembleia da República”.

Luís Santos, candidato à Câmara de Vila Real, acompanhou o deputado na visita a Bisalhães e em declarações aos jornalistas lamentou que “o poder autárquico nada tenha feito para melhorar as condições dos oleiros e para que o Barro Preto de Bisalhães seja salvaguardado”.

“O Bloco de Esquerda tem-se batido pela preservação do património e facto, com esta visita, constatámos que o que aqui encontrámos é nada mais nada menos do que um punhado cheio de desalento. Estas pessoas e a aldeia estão votadas ao abandono”, afirma.

Na opinião do Bloco de Esquerda “a câmara municipal tem falhado no apoio ao barro preto de Bisalhães”.

Notícia desenvolvida na edição de 9 de setembro

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.