Sábado, 14 de Setembro de 2024
No menu items!

Mosteirô retomou tradição de Encomendação das Almas

Após ter terminado o Entrudo, encerram também as tréguas do pecado, e entra--se no período da Quaresma, que decorre até à Páscoa. É aqui que surge este ritual, em que durante 40 dias se reza pelos que já morreram

-PUB-

Em Mosteirô, freguesia de Andrães, foi retomada a tradição da Encomendação das Almas, um ritual da Quaresma que tinha grande relevância nas comunidades cristãs, em especial nos meios rurais.

Todos os dias, às 20h30, homens e mulheres reúnem-se no Calvário para cantarem e orarem pelos que já partiram.

Diz-se que a Encomendação das Almas “é uma espécie de carta de recomendação” que os cristãos dão às almas que ainda não alcançaram o lugar confortável que procuram quando estão no Purgatório.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS