De acordo com a autarquia, “a assinatura deste protocolo visa regular a cooperação entre a Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança e o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do distrito de Bragança, estabelecendo uma parceria que permitirá prestar apoio especializado e contínuo às vítimas”, ao mesmo tempo que se vai , “reforçar a rede de proteção e apoio social dos nossos munícipes”.
De acordo com o protocolo, esta nova abordagem de intervenção visa potenciar os recursos locais de resposta, através das autarquias, procurando evitar “uma segunda vitimização das vítimas. A primeira decorrente do seu contexto de intimidade e a segunda decorrente de uma resposta que concorre para sua descontextualização e institucionalização”, lê-se em comunicado.
De referir que a violência doméstica está classificada como um crime público, sendo que as mulheres continuam a ser as mais afetadas. Nos primeiros seis meses deste ano, e de acordo com dados da PSP, “8.246 pessoas foram vítimas deste crime, das quais 5.107 mulheres e 3.139 homens”.