Domingo, 26 de Maio de 2024
No menu items!

Município dá apoio para esterilização de cães e gatos

Campanha decorre até ao dia dia 18 de novembro

-PUB-

A Câmara Municipal de Vila Real está a apoiar financeiramente a quem esterilizou o animal de companhia, cães e gatos, no último ano. O apoio varia entre os 20 euros no caso dos gatos e os 72 euros para a esterilização de cadelas, havendo ainda apoio de 40 euros para o procedimento em cães e de 46 euros no caso da esterilização de gatas. A campanha decorre até 18 de novembro deste ano e abrange todas as esterilizações realizadas entre 1 de outubro de 2021 e 30 de setembro de 2022.

Para se candidatarem a estes apoios, os munícipes e associações zoófilas, que realizaram a esterilização do seu animal de estimação num dos Centros de Atendimento Médico Veterinários neste período, devem fazer a candidatura no Espaço de Atendimento ao Cidadão do Município de Vila Real, apresentando o documento de identificação de animal de companhia e um comprovativo da esterilização.

O objetivo desta campanha é combater a sobrepopulação e insere-se na política de bem-estar animal, sensibilizando a população para os benefícios da esterilização de animais de companhia. “São muitos mais os animais que nascem, do que os lares adequados para os receber. Todos os anos há animais vítimas de abandono, maus-tratos, atropelamentos, envenenamentos, tudo devido ao excesso de população. Para combater a raiz do problema – a sobrepopulação – é necessário atuar no sentido de prevenir o nascimento constante de novas ninhadas. Isto é conseguido através da esterilização”, justifica o município numa nota à imprensa.

O executivo municipal destaca ainda que “a esterilização não causa nenhum mal físico nem psicológico aos animais” e que pode mesmo ter vantagens a nível da saúde dos animais, além do objetivo principal de diminuir a sobrepopulação.

A campanha conta com a colaboração dos Centros de Atendimento Médico Veterinários do concelho.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS