Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024
No menu items!

Município e UTAD refletem sobre futuro das padarias

O Município de Alijó, através do Núcleo Museológico de Favaios – Pão e Vinho, e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vão comemorar o Dia Internacional do Pão com um conjunto de atividades dedicadas à tradição secular da padaria no Concelho de Alijó. 

-PUB-

Sob o mote “As voltas que o Pão dá – Evolução e Perspetivas de Futuro”, o Núcleo Museológico de Favaios – Pão e Vinho será palco, nos dias 13 e 14 de outubro, de um vasto programa de atividades dedicadas a este importante produto local e ao futuro das padarias do concelho.

Em comunicado, a autarquia explica que “a iniciativa pretende envolver os atuais padeiros e padeiras, assim como académicos e investigadores ligados a esta temática, não deixando de fora o poder local e os agentes privados”, destacando um dos momentos que “contará com um padeiro proveniente da Galiza, a fim de dar o seu testemunho em relação aos desafios que a atividade enfrentou naquela região”.

No dia 14, a conferência de abertura é dedicada à “Alimentação e Identidades no Norte de Portugal”, a cargo do Antropólogo da Universidade Fernando Pessoa, Álvaro Campelo. Seguir-se-á uma conversa sobre a “Evolução e Perspetivas Futuras da Atividade da Padaria em Favaios”, com o Antropólogo da Universidade de Lisboa, Paulo Castro Seixas, e o Sociólogo Rural e Docente da UTAD, Artur Cristóvão, e moderação de Mário Pinto, responsável pelo Núcleo Museológico de Favaios – Pão e Vinho.

Durante a tarde, terá lugar uma conversa com padeiras e padeiros do concelho, dedicadas às suas “Histórias de Vida e Preocupações de Futuro”, com moderação da Docente da UTAD, Alice Vilela.

Haverá ainda um debate dedicado a “Como podem o Poder Local e agentes privados promover a atividade da padaria?”, com a participação do presidente da Câmara Municipal de Alijó, José Paredes, do presidente da Junta de Freguesia de Favaios, Raffaelle Baptista, do CEO da Enoteca Quinta da Avessada, Luís Barros, do presidente da Casa do Douro e Diretor da Adega Cooperativa de Favaios, Rui Paredes, e ainda de Claudio Argibay, responsável pela Padaria Argibay (Galiza), em funcionamento desde 1882. A moderação estará a cargo de jornalista da RTP, Juliana Pereira.

O programa será complementado com uma visita a uma padaria tradicional de Favaios, provas de pão e bola de carne.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral, mediante uma inscrição.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.