Quarta-feira, 16 de Junho de 2021

Município homenageia Maria Eugénia Neto

O município de Montalegre homenageia na quinta-feira Maria Eugénia Neto, escritora natural deste concelho do distrito de Vila Real que foi casada com o antigo presidente angolano, Agostinho Neto.

-PUB-

Maria Eugénia Neto nasceu em 1934, em Montalegre, cresceu em Lisboa, estudou desenho e línguas estrangeiras, participou nos coros do Conservatório Nacional Português e publicou os seus primeiros poemas e artigos na imprensa portuguesa.

Publicou, entre outros títulos, “E nas florestas os bichos falaram” (conto 1977), “Foi esperança e foi certeza” (poemas 1976), “O soar dos kissanges” (Luanda, 2000).

Em 1948, num círculo de intelectuais africanos, conheceu Agostinho Neto, com quem viria a casar-se dez anos depois. Em Angola, foi diretora do Boletim da Organização da Mulher Angolana, que era traduzido em francês e inglês.

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.