De acordo com a autarquia, esta verba foi atribuída no âmbito de uma candidatura ao projeto europeu WiFI4EU, que tem como objetivos aproximar as comunidades no Mercado Único Digital, proporcionar aos utilizadores acesso à sociedade Gigabit, melhorar a literacia digital e complementar os serviços públicos prestados em edifícios/espaços públicos.
A câmara municipal definiu que vai utilizar esta verba para “melhorar a cobertura de rede sem fios nas juntas de freguesia (de S. Cristóvão de Mondim de Basto, Vilar de Ferreiros, Atei, Ermelo, Bilhó, Paradança), na Biblioteca Municipal e nos Jardins de Infância de Mondim, Atei e Vilarinho.
Recorde-se que em 2018, a autarquia já tinha reforçado a rede municipal sem fios “Wi-Fi Mondim de Basto” nos locais de maior afluência turística, como é o caso do Núcleo Histórico da Vila, do Jardim 9 de Abril, dos Paços do Concelho, junto dos diferentes equipamentos da Zona Verde, mas também no Alto da Senhora da Graça.
Segundo a nota do município, os utilizadores “poderão usufruir de um serviço de internet gratuito, de alta qualidade e em mais espaços públicos”.