Terça-feira, 19 de Outubro de 2021
© ABAE

Município recebe galardão Bandeira Verde ECOXXI

A cerimónia de entrega do Galardão ECOXXI 2021 decorreu no dia 22 de setembro em Santo Tirso. Pelo sétimo ano consecutivo, a autarquia de Alfândega da Fé foi distinguida pelas boas práticas de sustentabilidade ambiental e trouxe para casa a bandeira verde

-PUB-

Segundo nota do Município de Alfândega da Fé, o galardão Bandeira Verde ECOXXI, atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, é “uma iniciativa organizada anualmente para distinguir boas práticas dos municípios no que diz respeito à sustentabilidade e qualidade ambiental”.

A autarquia alfandeguense procede à candidatura desde 2015, sendo sempre galardoada com a Bandeira Verde por estar atenta a todas as questões ambientais, com vista a um desenvolvimento sustentável. Este ano não foi exceção. “Alfândega da Fé volta a hastear a bandeira verde com uma classificação de 71,6%, sendo a autarquia mais bem classificada da região de Trás-os-Montes, a sexta na zona norte e a vigésima a nível nacional”, lê-se na mesma nota.

O ECOXXI é um programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal em 2005, pela ABAE. É destinado, em especial, aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local. A Bandeira Verde ECOXXI é atribuída a todos os municípios cujo índice global é igual ou superior a 50%.

Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, o programa reconhece como “eco-municípios” os que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas considerados chave, como são exemplo a educação ambiental, a conservação da natureza, o ordenamento do território, entre outros.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.