Segunda-feira, 14 de Junho de 2021

Município reitera protesto contra PNI 2030

O executivo municipal de Bragança mantém o seu protesto contra a não inclusão de infraestruturas, consideradas estruturantes para a região, no Programa Nacional de Investimentos 2030, defendendo que a ausência dos investimentos conduz ao despovoamento e aumenta, cada vez mais, as assimetrias entre o Interior e o Litoral.

-PUB-

Na anterior tomada de posição sobre o PNI 2030, o município tinha defendido como de extrema importância para a região as ligações rodoviárias Bragança-Puebla de Sanábria, Bragança-Vimioso e Bragança-Vinhais, a conclusão do IC5 até Espanha, a ligação ferroviária Porto-Zamora e o aeroporto regional de Trás-os-Montes.

Nenhuma das infraestruturas foi contemplada pelo PNI, o que levou a autarquia, como refere em comunicado, a reiterar “o seu protesto, desilusão e desencanto”, sublinhando que a situação “vai trazer consequências muito negativas”, como o aumento do despovoamento, “que se traduzirá numa situação de alerta vermelho no crescimento demográfico da região, limitando o crescimento económico”, e a  internacionalização dos produtos.

Assim, como acrescenta o documento, “a não inclusão das infraestruturas no PNI fará com que se tenha que aguardar mais algumas décadas para que estes projetos possam

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.