Quinta-feira, 17 de Abril de 2025
No menu items!

Município vai receber I Encontro Enogastronómico em abril

Montalegre vai receber a primeira edição dos encontros enogastronómicos. O evento está agendado para 21 a 23 de abril, no Pavilhão Multiusos

-PUB-

O propósito é o de “reunir as confrarias e todos os seus confrades”, não só para o convívio à volta da mesa, mas também para promover “a partilha de sabores e saberes intrínsecos ao património enogastronómico Ibérico”.

Ao longo de três dias, o programa vai incluir palestras, mesas redondas, demonstrações culinárias, provas e quatro refeições com o contributo de vários chefes, confrarias e empresas do setor. Na primeira edição os temas são a Enogastronomia e a Espiritualidade.

“Escolhemos Montalegre por vários motivos e que geraram a ideia de congregação dos fundamentos da génese para a realização deste evento, como a localização geográfica, o facto de festejar 750 anos do foral, porque tem obra feita no Ecomuseu de Barroso, porque dinamiza uma centena de produtores de fumeiro que dão origem à maior feira do fumeiro do país, porque já ganhou o estatuto da mística e porque em abril de 2018, o Barroso recebeu a classificação da FAO, como Património Agrícola Mundial”, explica Elsa Machado, de uma das três confrarias que vão promover a iniciativa.

A organização espera concentrar em Montalegre, durante três dias, confrarias enogastronómicas de todo o país e da vizinha Espanha, assim como representantes dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) para “mostrar e debater o lugar da gastronomia tradicional, na senda do desenvolvimento de cada território e que expressão tem na dinâmica turística de cada região, na defesa das suas tradições e culturas”.

A presidente do município de Montalegre, Fátima Fernandes, considera que apadrinhar a primeira edição do encontro é uma mais valia para o território. “É uma honra para Montalegre receber este primeiro Encontro Enogastronómico do país, neste território que é Património Agrícola Mundial, onde temos ótimos produtos e sabemos fazer, e receber mais de 70 confrarias que nos vão dar mostras daquilo que melhor fazem em cada uma das suas terras e dar a conhecer tantas coisas interessantes e saborosas, que apelam à tradição e identidade”, destacou a autarca.

Depois da primeira edição, o evento deverá passar a realizar-se anualmente, em municípios diferentes.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS