Quarta-feira, 14 de Abril de 2021

Município volta a comparticipar compra de medicamentos

A Câmara Municipal de Montalegre entregou um conjunto de cartões, os primeiros do ano, que dão acesso a medicamentos comparticipados, no âmbito do programa Abem - Rede Solidária do Medicamento.

Esta medida resulta de um protocolo de colaboração, formalizado entre a autarquia e a Associação Dignitude, com o objetivo de comparticipar a compra de medicação a pessoas do concelho que se apresentem numa situação de carência económica.

Para Orlando Alves, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, “este é o serviço que mais enaltece o exercício de funções públicas, isto é, sentirmos que estamos a ser úteis aos nossos concidadãos. Sentirmos que estamos a ir ao encontro da satisfação das suas necessidades”, acrescentando que a autarquia barrosã foi das primeiras a aderir a este projeto chamado “Abem”. Só em 2020, foram entregues 50 cartões, comparticipados pelo município em 100 euros.

“Desta forma, também criámos algum bem-estar na população do nosso concelho”, sublinhou Orlando Alves.

Podem beneficiar do cartão Abem pessoas com rendimento inferior a metade do salário mínimo nacional, acrescidos de 20% no caso de haver despesas avultadas com saúde ou outras devidamente justificadas.

O município explicou ainda que “os cartões “Abem” dão direito à compra de todos os medicamentos receitados pelo médico e comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde, desde que se opte pelos mais baratos e sejam adquiridos nas farmácias aderentes ao Programa Abem”.

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.