A nova rede responde ao apelo do Papa Leão XIV aos missionários digitais e assinala, segundo os promotores, um novo passo da Igreja em Portugal, que procura levar a sua missão aos espaços onde hoje milhões de pessoas comunicam e constroem relações — as redes sociais, os podcasts e os restantes ambientes digitais.
A iniciativa é promovida pela Fundação Cónego Manuel Joaquim Ochôa, pelo Santuário do Imaculado Coração de Maria de Cerejais e pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Cultura e do Turismo da Diocese de Bragança-Miranda, que assumem a organização da apresentação pública da rede e do evento que marcará o seu lançamento.
Apresentação a 20 de julho
A apresentação pública está marcada para segunda-feira, 20 de julho, às 15h00, no Lagar d’El Rey, no Largo Dom Dinis, em Alfândega da Fé e conta com as intervenções do padre Manuel Ribeiro, presidente da Fundação Cónego Manuel Joaquim Ochôa; de Telmo Mesquita, presidente da Associação Comercial e Industrial de Alfândega da Fé; de José Monteiro, diretor do Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé; de Paulo Neves, membro do conselho de administração da Fundação; e de Maria Manuel Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé. No final, haverá espaço para perguntas dos jornalistas, seguido de um momento de convívio e porto de honra.
Grande encontro em setembro
O lançamento da rede culminará no encontro Missionários Digitais 2026, agendado para 26 de setembro, também em Alfândega da Fé, que deverá reunir milhares de participantes. O programa inclui conferências, testemunhos, uma oração ecuménica pela paz no mundo digital e a assinatura da Carta Fundadora da Rede.
No plano musical, o grande destaque vai para o padre Guilherme Peixoto, o “padre DJ”, que levará as suas célebres batidas eletrónicas ao evento, ilustrando o espírito jovem e digital desta celebração.





