Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2025
No menu items!
InícioMiranda do DouroNasce em Sendim um novo espaço dedicado à língua mirandesa

Nasce em Sendim um novo espaço dedicado à língua mirandesa

O Município de Miranda do Douro viu aprovada a candidatura para integrar Amadeu Ferreira na Rota Escritores a Norte, resultando na criação de um novo espaço para preservar a língua mirandesa, que, desta forma, transforma a Casa da Cultura, em Sendim, na Scuola d’Amadeu Ferreira.

-PUB-

A antiga Escola Primária de Sendim, atualmente Casa da Cultura, vai transformar-se na Scuola d’Amadeu Ferreira, espaço dedicado a um dos maiores divulgadores da língua e da cultura mirandesa. Esta nova valência cultural surge no âmbito do Programa Cultural de Rotas Regionais de Património Cultural. A candidatura aprovada, permitindo agora avançar com o projeto que visa valorizar a vida e a obra do autor.

Amadeu Ferreira nasceu a 29 de julho de 1950 e a sua primeira língua foi o mirandês, aprendido em casa e na rua, entre vizinhos e amigos. Apenas aos sete anos, ao entrar na escola, teve contacto com o português, então a única língua oficial do país. Depois de se mudar para Lisboa, concluiu o curso de direito em 1990 e chegou a ser deputado na Assembleia da República. Em 1994 concluiu o mestrado em Direito dos Valores Mobiliários e, entre 2005 e 2015, desempenhou funções como vice-presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS