Sábado, 25 de Janeiro de 2025
No menu items!

Nova prova europeia de ralicross estreia-se no Circuito Internacional de Montalegre

Chama-se RallyX Euro League e vai arrancar em março em Portugal, mais concretamente no Circuito Internacional de Montalegre.

-PUB-

A nova série internacional de ralicross promete trazer cerca de 100 carros e kartcross à pista barrosã.

Esta não é a primeira vez que este circuito inaugura uma competição, já que em 2014 recebeu a primeira prova de sempre do Campeonato do Mundo FIA Ralicross.

Este novo campeonato segue a fórmula de sucesso do RallyX Nordic, a competição nórdica de ralicross, que atrai, normalmente, grandes nomes da modalidade e uma centena de concorrentes por prova, distribuídos por diferentes categorias.

Organizada pela RX Promotion, do ex-piloto Andreas Eriksson, vai no próximo ano expandir-se esse conceito ao sul da Europa e criar duas novas competições o RallyX South, com 8 provas em quatro países, entre Portugal, Países Baixos, Alemanha e outra localização a divulgar; e a RallyX Euro League, que junta as quatro provas do sul da Europa com as quatro provas do RallyX North, a disputar na Suécia, Dinamarca, Letónia e noutro evento ainda a divulgar.

“Após se ter afirmado como uma das melhores pistas de ralicross do Mundo, Montalegre foi escolhida para abrir o calendário, preparando-se para receber cerca de uma centena de máquinas e categorias com carros de quatro rodas motrizes (incluindo Supercars a gasolina), duas rodas motrizes e kartcross, num formato que promete espetáculo dentro e fora de pista”, sublinha o município em comunicado.

O RallyX South chega assim a Montalegre a 29 e 30 de março de 2025, e vai ter organização pela Câmara Municipal de Montalegre e o Clube Automóvel de Vila Real.

De relembrar que Montalegre tinha perdido lugar no Mundial de Rallycross, que foi ocupado pelo circuito de Lousada, nos próximos três anos.

“Fechámos um capítulo dourado, que colocou Montalegre entre as melhores organizações e pistas do Mundo, e abrimos outro, que tenho a certeza nos vai manter no mesmo patamar de excelência”, assegura Fátima Fernandes, autarca de Montalegre, acrescentando que o facto de terem sido “contactados pelo promotor da nova RallyX Euro League mostra o prestígio do nosso concelho e do nosso circuito, não só entre os aficionados, mas também entre os organizadores”.

Antecipando o evento de dois dias que acontece daqui a três meses, diz estar certa “que este novo evento será uma espécie de ‘regresso ao futuro’, com a emoção do Ralicross ‘puro e duro’, mas com verdadeiros motivos de interesse para trazer milhares de pessoas à nossa vila nos dias 29 e 30 de março”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

MAIS ARTIGOS

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS