A nova unidade de cuidados aberta no Hospital de Mirandela, irá funcionar através de uma equipa multidisciplinar que irá acompanhar doentes com necessidades paliativas complexas.
A ULS tem aumentado a sua resposta assistencial ao “nível do internamento hospitalar em contexto comunitário, numa ótica de melhoria contínua dos cuidados disponibilizados aos doentes e às suas famílias”, salienta a própria.
Assim, com esta nova unidade de resposta em Mirandela é possível acompanhar os doentes com necessidades de internamento hospitalar em proximidade, “alargando assim a intervenção nesta área ao sul do distrito”.
A criação deste novo elemento do Departamento de Cuidados Paliativos, vem agora reafirmar o princípio “de que os cuidados paliativos devem ser disponibilizados numa ótica de proximidade”, explica a unidade de saúde.
A ULS do Nordeste está presente em 11 concelhos do distrito através das suas Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos.
Na sua área hospitalar, a ULS do Nordeste, conta com uma Equipa Intra-Hospitalar em cada uma das Unidades Hospitalares em Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela que vai agora alargar a dotação de camas de internamento em Unidades de Cuidados Paliativos.
As Unidades de Cuidados Paliativos da ULS do Nordeste são também estruturas de formação profissional permanente, de âmbito pós-graduado, nomeadamente de médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, entre outras classes profissionais.