Quinta-feira, 20 de Março de 2025
No menu items!

“O comboio está em andamento e temos de o apanhar”

Nova associação não é contra a mina e quer facilitar o diálogo com a concessionária da mina para que os benefícios da exploração fiquem no concelho

-PUB-

A exploração de lítio é muito contestada no concelho, mas também há quem a apoie. Prova disso é a Associação Futuro do Barroso, criada recentemente, que não é contra a mina e pretende dialogar com a Savannah Resources.

Para José Moura, presidente da associação, “este é um processo sem retorno, irreversível”, e assim sendo olha para a “oportunidade” para a região. A associação critica a falta de diálogo entre a autarquia local e a empresa que quer explorar o lítio e propõe ser ela a fazer essa ponte.

Tendo em conta o investimento já feito, a luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente e a servidão administrativa que permite à Savannah entrar em terrenos privados para fazer prospeção “o que podemos fazer para travar este projeto?” questiona.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS