Quinta-feira, 28 de Outubro de 2021
Tags Lítio

Tópico: Lítio

Área Barroso-Alvão não foi acolhida na proposta de prospeção de lítio

Esta área potencial, inicialmente prevista, estender-se-ia pelos concelhos de Montalegre, Boticas e Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real

PSD questiona Ministro do Ambiente e da Ação Climática sobre concessão de lítio

Os deputados do PSD submeteram um pedido de esclarecimentos à Assembleia da República sobre os fundamentais legais e administrativos que justificam a não rescisão da licença de exploração lítio em Montalegre, na sequência da rejeição do EIA apresentado em razão da alteração do projeto inicial

APA abre nova Avaliação de Impacte Ambiental para mina de lítio em Montalegre

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) esclareceu hoje que procedeu à instrução do processo de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) do projeto da mina de lítio, que a empresa Lusorecursos quer explorar em Montalegre

Lusorecursos apresenta “novo” EIA para mina de lítio

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou, na última quinta-feira, que a Lusorecursos apresentou “um novo” Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para a mina de lítio, em Montalegre

PREMIUM

Protesto contra as minas juntou dezenas de pessoas em Covas do Barroso

O acampamento de cinco dias em defesa do Barroso, que moveu cerca de 300 pessoas, culminou, no dia 18 de agosto, numa ação simbólica. Entre cartazes, palavras de ordem, cânticos, chocalhos, sacholas e bombos, reiterou-se a mensagem “Não à mina, sim à vida”

O lítio e o futuro do Barroso

Li neste jornal um artigo de opinião, de Armando Moreira, sobre a exploração de lítio enquanto potencial agente enriquecedor da região do Barroso, onde é apresentado o exemplo dos países árabes e dos lucros feitos com o petróleo. Na verdade, o que aconteceu nessas sociedades foi que enquanto uma ínfima percentagem de indivíduos enriquecia, a esmagadora maioria da população continua numa condição de miséria, ignorância e servidão.

PREMIUM

Arruada contra as minas junta dezenas de pessoas em Covas do Barroso

O acampamento de cinco dias em defesa do Barroso, que moveu cerca de 300 pessoas, culminou, hoje, numa ação simbólica. Entre cartazes, palavras de ordem, cânticos, chocalhos, sacholas e bombos, reiterou-se a mensagem "Não à mina, sim à vida"

PREMIUM

População não desarma e promete luta contra minas que lhe “vão destruir a vida”

Ao som de buzinas, dezenas de pessoas em cima de tratores, motas e em carros uniram-se em protesto contra as minas que estão previstas para a região do Barroso

Tratores, carros e motos em marcha lenta de protesto contra as minas no Barroso

Em tratores, carros e motos, opositores às minas na região do Barroso juntaram-se hoje numa marcha lenta de protesto que atravessou aldeias que poderão ser afetadas pela exploração de volfrâmio projetada para a Borralha, concelho de Montalegre.

Petróleo branco

Foi o petróleo tradicional, a fonte dos combustíveis fósseis, como toda a gente sabe, que permitiu o grande desenvolvimento da indústria da mobilidade.

Os prejudicados do lítio

Na Edição 3677 deste jornal, há 15 dias, o Senhor Armando Moreira, no seu habitual artigo de opinião, manifestava a sua perplexidade perante a relutância das populações de Barroso em permitirem a exploração do lítio.

Prazo da consulta pública sobre Mina do Barroso foi prolongado

O período de consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da Mina do Barroso, prevista para Boticas, distrito de Vila Real, foi prorrogado até 16 de julho, informou hoje a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Recursos naturais – o Lítio

O lítio é uma substância indispensável no fabrico de baterias para armazenar energia elétrica.

Fernando Queiroga diz que mina de lítio é uma “catástrofe”

O presidente da Câmara de Boticas classificou hoje como "uma catástrofe" a exploração de lítio prevista para o concelho e salientou que esta mina vai contra o Património Agrícola Mundial, distinção conquistada pelo Barroso há três anos.

Associação contra mina de lítio lamenta conformidade de Estudo Ambiental

A associação que contesta o projeto de exploração de lítio em Boticas lamentou hoje que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tenha declarado a conformidade do Estudo de Impacte Ambiental (EIA), aguardando “com expectativa” a sua consulta pública.

Boticas discute lítio com a Povo e Natureza do Barroso

A reunião do passado dia 24 com a associação ambiental deveu-se a “preocupações relativamente a uma eventual exploração de lítio na região”.

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS