Domingo, 26 de Março de 2023
No menu items!

O despertar para o mundo da ciência

No âmbito do Clube Ciência Viva II, na Escola Básica Santa Cruz/Trindade, integrada no Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, dois grupos da educação pré-escolar estão a desenvolver três projetos de cariz científico, a saber:

-PUB-

Robótica

É desenvolvido através da utilização de uma placa micro:bit e de um computador. O micro:bit é um dispositivo programável de bolso que permite que as crianças aprendam a programar de forma simples, lúdica e criativa. O micro:bit inspira as crianças a integrarem o mundo do pensamento computacional e científico. Para além disso, estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico, facilita o desenvolvimento do pensamento espacial, desenvolve as capacidades criativas e promove o interesse por investigar, experimentar e descobrir novas habilidades. Como inovação, estabeleceu-se a ligação entre o uso do micro:bit e a iniciação à escrita, favorecendo a aquisição do sentido direcional da escrita.

Astronomia

A Astronomia desperta a curiosidade das crianças devido à observação diária que efetuam dos fenómenos que lhe estão associados. Todos os dias, as crianças observam o céu e acabam por arranjar uma série de justificações e teorias pessoais acerca dos fenómenos que ocorrem: dia e noite, fases da lua, estações do ano, caraterísticas do planeta Terra e planetas do Sistema Solar. Assim, através da realização deste projeto conseguiu-se que as crianças tenham acesso e manuseiem objetos relacionados com a astronomia, tais como telescópios, binóculos, simulador do sistema solar, telúrios, globos terrestres, etc.

Incêndios

Os incêndios florestais são uma calamidade que, desde sempre, devastaram o nosso país, pelo que é essencial fomentar comportamentos, atitudes e valores, desde tenra idade, que levem ao exercício de uma cidadania consciente para com os efeitos da atividade humana sobre o património natural. Neste contexto, estão a realizar-se atividades laboratoriais relacionadas com a problemática dos incêndios e que estão adaptadas ao grupo etário das crianças. Este projeto valoriza a interação com o meio e inclui uma componente experimental e investigativa, com vista ao desenvolvimento de competências nas crianças, promotoras das capacidades de pensamento crítico e de resolução de problemas. 

Conteúdo produzido pelo Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.