A Guarda Nacional Republicana (GNR) informou que os detidos incluem três homens septuagenários e uma mulher de 59 anos. A fonte do Comando Territorial de Vila Real afirmou à agência Lusa que, segundo apurou a investigação, todos os incêndios tiveram origem em queimas autorizadas que acabaram por se descontrolar.
Um homem de 74 anos foi detido no concelho de Vila Pouca de Aguiar, enquanto um outro de 73 anos foi apanhado em Ribeira de Pena. O terceiro homem, com 77 anos, foi detido em Alijó e a mulher, de 59 anos, no concelho de Vila Real.
Na mesma segunda-feira, o clima quente contribuiu para o surgimento de vários focos de incêndio em todo o distrito. A GNR alerta para a necessidade de cuidados na proteção das pessoas e da floresta, enfatizando que mesmo com autorização para queima é essencial verificar as condições meteorológicas do dia e ter sempre água ou uma mangueira à mão.
O crime de incêndio florestal é um dos mais reportados no distrito de Vila Real. Desde o início do ano até setembro, a GNR já deteve 30 suspeitos relacionados com a prática deste crime.







