O maior cabo de transporte por gravidade de desportos radicais do mundo começou a ser instalado, anteontem, em Ribeira de Pena. Para a sua colocação, foi necessária a intervenção de um helicóptero que demorou algumas horas a “estender” o formidável cabo que tem um comprimento de 1.550 metros, ligando os lugares de Lamelas e Bustelo. Está suspenso a uma altura, na sua quota máxima, de cento e cinquenta metros, sobre o Vale da Ribeira, a cerca de três quilómetros de Ribeira de Pena e possui uma gravidade de declive de 10%.
“Fantasticable” assim se chama este projecto de desportos radicais que envolve a empresa francesa “Aerofun”, sedeada em Gerardmer, e a portuguesa Penaventura.
As pessoas, ligadas ao cabo, podem “voar“, por gravidade, a uma velocidade máxima de cento e trinta quilómetros por hora.
O Município local disponibilizou apoio logístico, para a concretização deste empreendimento e vê com bons olhos esta nova valência de oferta turística.
“Estamos na expectativa de que o “Fantasticable” poderá proporcionar retornos, em termos de desenvolvimento turístico, para o concelho. Estou ciente que será um atractivo muito grande e, desde a primeira hora que a autarquia se disponibilizou a colaborar na concretização deste empreendimento” – disse o Presidente da edilidade, Agostinho Pinto. Para o efeito, foram já construídas as “sapatas”, estruturas de fixação dos cabos (oriundos, também, de França) e os testes a todo o conjunto vão decorrer, durante dois meses. Segundo Agostinho Pinto, “a abertura ao público está prevista para Junho deste ano”.
Este cabo tem, ainda, um sistema sofisticado de travagem hidráulico e electromagnético. A quem quiser “voar“, a empresa disponibiliza os equipamentos e assegura o respectivo transporte. Cada viagem pode rondar os 15 euros. O investimento neste projecto ronda os 400.000 €.
A Penaventura vai lançar, ainda, um conjunto de outras actividades ligadas aos desportos radicais, nomeadamente o “Paintball” e a escalada, ao mesmo tempo que será criado um Parque Aventura.
Na mesma zona, ainda está prevista a construção de um hotel, circuito automóvel, uma discoteca e um hipódromo.
A “Aerofun”, tem equipamentos do género, em França e Itália e já fez mais de cem mil descidas.
O “Fantasticable” de Ribeira de Pena, além do território português, é exclusivo para a Galiza e Astúrias.
Jmcardoso