A vasectomia, ou laqueação cirúrgica dos canais deferentes, impede que os espermatozoides façam parte do esperma e, portanto, impossibilita uma gravidez. Garante assim uma esterilidade masculina.
É uma das opções que pode ser considerada quando se pretende recorrer a um método contracetivo definitivo (decisão de não ter mais filhos ou algum problema de saúde na parceira.)
E depois da vasectomia?
Depois da vasectomia não irá notar qualquer alteração no especto ou coloração do esperma. Pode ter uma ligeira diminuição da quantidade de líquido ejaculatório, mas que em nada impacta negativamente a atividade sexual. Não haverá igualmente qualquer alteração nos níveis de hormonas masculinas, na virilidade, na líbido, na ereção ou no orgasmo. Além disso o facto de desaparecer o receio de uma gravidez poderá até dar origem a uma experiência sexual mais libertadora e com menos constrangimentos. Atenção que para a proteção de doenças sexualmente transmissíveis, o uso de preservativo mantém-se obrigatório porque a vasectomia não é um método de barreira.
Há ainda que ter em atenção que:
• A diminuição dos espermatozoides no esperma é progressiva e durante algum tempo, depois da vasectomia, mantém-se a capacidade de engravidar uma mulher.
• São necessárias, em média, 20 ejaculações e 3 meses depois da vasectomia para deixarem de estar presentes espermatozoides no esperma;
• A ausência de espermatozoides deve ser assegurada através de um espermograma realizado de acordo com indicação que é for dada pelo médico.
Passado este período de transição, o risco de gravidez depois de uma vasectomia é de cerca de 1 em 2000. A vasectomia é assim um método com uma eficácia e segurança elevadas e um risco reduzido de complicações.
E se a vida mudar?
Neste caso, é possível reverter a vasectomia. No entanto, apesar da evolução das técnicas cirúrgicas, há que saber que a reversão de uma vasectomia é uma cirurgia mais complexa e delicada, mais demorada, com mais complicações possíveis, com uma menor taxa de sucesso e eventualmente mais cara do que uma vasectomia.
Além da reversão da vasectomia por técnicas de microcirurgia, estão também disponíveis outros métodos para dispor de espermatozoides de homens submetidos a vasectomia, mas para uso em fertilização in vitro.
A vasectomia e a reversão de vasectomia são cirurgias feitas por médicos urologistas, que se encarregam também da preparação e seguimento necessários antes e depois destas intervenções.
Marcação de consulta na área pessoal do MY LUZ (App), por telefone (259 043 970) ou através do nosso site www.hospitaldaluz.pt/vila-real/pt