Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021
@ DR

Obras de restauração concluídas na fachada da Sé de Lamego

Enquadrada na Operação Rota das Catedrais a Norte, a restauração da fachada da Sé de Lamego foi concluída, num investimento superior a 300 mil euros

-PUB-

As obras de restauração realizadas na Sé de Lamego envolveram uma intervenção nos elementos exteriores da igreja, através da limpeza e restauro dos paramentos, cantarias e elementos esculpidos, de forma a diminuir a sua degradação.

As fachadas refletem a diversidade de granitos provenientes de vários concelhos da região, tal como as fases da sua edificação ao longo do tempo.

Foi feita uma eliminação da colonização biológica e da vegetação superior, tal como uma limpeza das superfícies em pedra, como a torre sineira e a igreja.

Foram ainda restaurados outros objetos constituintes da igreja, como as portas e as janelas da fachada.

O interior da igreja encontra-se ainda a ser restaurado, nomeadamente no Coro Alto.

As intervenções na Sé de Lamego encontram-se inseridas na Operação Rota das Catedrais a Norte, cofinanciada pelo Programa Operacional NORTE 2020. O montante global de investimento na Sé Catedral de Lamego é superior a 300 mil euros.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.