Concluídas as obras de requalificação do edifício dos Paços do Concelho de Macedo de Cavaleiros, dois anos após o arranque dos trabalhos, os serviços municipais vão regressar ao edifício já na próxima quarta-feira, dia 2 de novembro.
A intervenção representou um investimento superior a 500 mil euros, parcialmente cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito de uma candidatura de eficiência energética ao Programa Operacional do Norte (PO NORTE) e pelo Programa BEM (Programa de Beneficiação dos Equipamentos Municipais).
Além de proporcionar melhores condições aos trabalhadores e munícipes que se dirijam aos serviços municipais, com a conclusão dos trabalhos ficam garantidas condições para reduzir os custos com a fatura energética. “Os trabalhadores regressam agora a um edifício com melhores condições, em particular ao nível da eficiência energética, e que nos irá permitir reduzir a fatura com o aquecimento no período do inverno que, em Trás-os-Montes, é muito rigoroso”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Benjamim Rodrigues. Isto porque é “um edifício antigo, que nunca tinha sofrido obras de grande relevo e onde, por exemplo, o isolamento térmico se encontrava muito degradado”. Essa situação obrigava a que no inverno se registassem gastos avultados com o aquecimento dos espaços. Outro dos problemas identificado e que motivou os trabalhos agora concluídos, dizia respeito a infiltrações e que, em alguns casos, “até seria prejudicial para a saúde dos nossos trabalhadores”, acrescenta o autarca macedense.
Benjamim Rodrigues refere que “os trabalhos acabaram por ser mais demorados do que o inicialmente previsto, porque as obras arrancaram em plena pandemia, atravessando períodos em que a paralisação do país foi quase total”. “Além disso, o empreiteiro teve alguns problemas com a obtenção de alguns materiais, que não só encareceram muito como, em alguns casos, chegaram a escassear”, explica Benjamim Rodrigues.
Durante o decorrer dos trabalhos foram ainda detetadas várias outras necessidades de intervenção, nomeadamente a substituição da rede informática e elétrica e o melhoramento nas condições de acessibilidade dos munícipes.





