“A captação e fixação de mais e melhores estudantes em todos os níveis de ensino é uma prioridade para a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), estando diretamente alinhada com a sua própria sustentabilidade no presente e no futuro. Um dos primeiros propósitos desta instituição é reforçar a sua identidade e fortalecer a sua posição no Ensino Superior, potenciando a sua atratividade e contribuindo para aumentar a sua preponderância na comunidade e no território”.
O ano letivo de 2024/2025 poderá trazer muitas novidades ao leque de cursos que a UTAD tem para oferecer. No total, serão 110 ciclos de estudo, isto é, mais sete mestrados e um doutoramento, comparativamente ao último ano.
O número de licenciaturas mantém-se, mas existe uma que aguarda luz verde pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES): a licenciatura em Cidades Sustentáveis e Inteligentes, ancorada na Escola de Ciências e Tecnologia. Se a decisão for conhecida até ao final de junho, “existindo grande probabilidade que venha a ser favorável, estamos em condições de pôr a funcionar este novo curso já no próximo ano letivo”.
Em situação semelhante, encontra-se a proposta referente ao mestrado integrado em Medicina, “cuja decisão quanto à acreditação deverá estar para breve, existindo a legítima expectativa, no seio da academia e da própria cidade, de que essa decisão venha a ser favorável. A concretizar-se constituirá uma elevada mais-valia para o futuro da UTAD e para o desenvolvimento da região”.
Também os novos mestrados conferentes de habilitação para a docência nos ensinos básico e secundário estarão a funcionar no próximo ano letivo. “Acreditados desde 2023, estes cursos procuram dar resposta à carência de docentes existente a nível nacional”. Assim sendo, estão neste lote os mestrados em Ensino de Ciências Agropecuárias, de Português e Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e, ainda, de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
Além do foco na formação pós-graduada conferente de habilitação para o ensino, a UTAD terá ainda mais dois novos cursos de 2º ciclo: o mestrado em Maneio e Gestão de Animais Selvagens em Cativeiro e o mestrado em Gestão e Sustentabilidade em Turismo, “ambos com bastante procura, tendo preenchido praticamente a totalidade das vagas na 1ª fase de candidaturas”.
“Ainda há muitas lacunas a colmatar, mas estamos no caminho certo”
Jorge Ventura
Vice-reitor para a Educação
Uma outra novidade é ao nível do 3º ciclo de estudos, o novo doutoramento em Saúde Integrada (One Health), “cuja procura na 1ª fase de candidaturas levou ao acréscimo das vagas iniciais de 20 para 35”.
Assim, já acreditados e em condições de funcionamento no ano letivo de 2024/25, a UTAD oferecerá 36 licenciaturas, o mestrado integrado em Medicina Veterinária, 46 mestrados, 24 doutoramentos e, ainda, três Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), que funcionarão na Escola Superior de Saúde.
“A melhoria da qualidade global da oferta educativa e das condições de apoio e acompanhamento dos estudantes, através de um forte investimento na renovação e reforço das instalações e equipamentos destinados ao ensino, explica em grande medida o crescente e sustentado aumento registado nos últimos anos do número de estudantes nos diferentes níveis de ensino (licenciaturas, mestrados e doutoramentos). Decorrente desse investimento, podem destacar-se, entre outros, o Centro de Transferência de Tecnologia em Enologia, Enoturismo e Gastronomia, a Adega Experimental, o equipamento de Tomografia Axial Computorizada (TAC) de última geração, infraestruturas determinantes para o reconhecimento internacional da UTAD em duas das suas áreas estratégicas – a Enologia e a Medicina Veterinária. Mas este investimento abrange todas as Escolas, sendo suportado por um orçamento plurianual, de gestão autónoma, que muito tem contribuído para a melhoria quer da eficácia do processo de ensino-aprendizagem, quer dos níveis de realização pessoal e profissional e do bem-estar dos nossos estudantes, docentes, não docentes e investigadores”.
Ao nível da ação social “está em curso a duplicação do número de camas a disponibilizar nas residências universitárias para os estudantes mais carenciados, através da requalificação das já existentes e da construção de duas novas residências, processo que se perspetiva ficar concluído em 2026”.
“Temos procurado atuar para dotar a UTAD das melhores condições para aprender, ensinar e investigar, alargando as fontes de receita, como fator para a sua sustentabilidade, e contribuindo para abrir a nossa universidade ao mundo através da sua oferta educativa.
Trabalhamos empenhadamente para que a UTAD seja cada vez melhor no cumprimento da sua missão e para que figure entre as melhores universidades do país, mantendo e reforçando a posição alcançada este ano, e pela primeira vez, no prestigiado ranking do Times Higher Education World University, que a coloca entre as 250 melhores universidades do mundo fundadas há menos de 50 anos, e que vai ao encontro do que todos pretendemos para a UTAD, que seja um destino universitário que possa estar na primeira linha das opções de escolha dos estudantes nacionais e internacionais”.