Sábado, 17 de Abril de 2021
©Arquivo/VTM

Os Verdes estão contra novas sondagens pedidas para mina de lítio

Partido alerta que as prospeções anteriores “secaram três nascentes e deixaram uma aldeia sem água” .

O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) anunciou que se opõe “firmemente” a qualquer nova intervenção de prospeção na área da mina de lítio prevista para Montalegre, antes que esteja concluída a Avaliação de Impacto Ambiental (AIA).

Segundo o PEV, a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) confirmou ao partido a “pretensão da empresa Lusorecursos Portugal Lithium de vir a fazer novas intervenções de prospeção, na área pretendida para a mina do Romano, antes da Avaliação de Impacto Ambiental, ao abrigo de uma disposição prevista no contrato de exploração”.

Em comunicado, Os Verdes revelaram que a DGEG lhe garantiu que ainda “não foi dada autorização para as mesmas, pois tem de avaliar primeiro os pareceres dados por nove

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.