Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025
No menu items!

PADARIA FERNANDES & FERNANDES – Tradição e inovação de mãos dadas

Em maio de 1993, Artur Fernandes, Lúcia Fernandes, Firmino Ribeiro e Manuela Silva faziam nascer a Padaria Fernandes & Fernandes.

-PUB-

Depois de anos emigrados, decidiram regressar às origens e ter o seu próprio negócio, que agora, aos poucos, vai passando para “as mãos” dos seus filhos, Levi e Joana Fernandes.
“Começou tudo no baixo lá de casa, com dois ou três funcionários”, conta Levi Fernandes, acrescentando que “uns anos depois houve necessidade de aumentar o espaço”. Mas a procura, “felizmente”, continuou a ser muita e em 2004 “construiu-se a fábrica, entretanto também ampliada”.

E se há 30 anos “eram três pessoas a trabalhar”, hoje “temos cerca de 40 colaboradores”, distribuídos pela fábrica, lojas e venda ambulante. A Padaria Fernandes & Fernandes, com sede em Parada do Pinhão, tem três lojas em Vila Real e uma em Sabrosa, além de que “fazemos distribuição para cafés, restaurantes, mercearias e supermercados”, indica Joana Fernandes.

TRADIÇÃO

Ao longo destes anos, há produtos que se têm afirmado como “ex-líbris” da padaria, como é o caso da broa de milho, cuja farinha é, ainda hoje, conseguida através de moinhos com mós de pedra. A única diferença é que “até há pouco tempo utilizávamos um moinho de água, em que tínhamos de ir lá com a carrinha, para trazer a farinha. E no inverno era mais complicado”, confessa Levi, dando conta de que “agora, temos moinhos na fábrica”.
“Esta questão da moagem é um fator diferenciador”, vinca.

©DR

INOVAÇÃO

Como jovens que são, Levi e Joana querem aliar a tradição à inovação. Prova disso é que “estamos a apostar na ultracongelação”, como forma de “chegar a mais pessoas e mais longe” e permitir que o cliente possa receber “produtos de qualidade”.

“Queremos inovar, sem pôr de lado a tradição”, afirma Joana, referindo que “uma das nossas apostas é, também, fazer da nossa broa de milho uma referência além-fronteiras”.
Outro dos objetivos passa por apostar no marketing, com “a criação de um site, que não temos, para que os clientes possam ter acesso aos produtos que temos para oferecer, e, ao mesmo tempo, apostar nas redes sociais. Hoje em dia isso é muito importante”.

Sobre estes 30 anos, Levi e Joana aproveitam para salientar que “o sucesso deve-se ao empenho de todos”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS