A palestra decorreu na Escola EB2,3/S Dr. José Leite de Vasconcelos, com o objetivo de sensibilizar os jovens alunos para a importância do cultivo do sabugueiro no concelho, enquanto importante fonte de receita para os agricultores tarouquenses.
O setor agrícola assume-se como um pilar base do desenvolvimento do Concelho de Tarouca, posicionando-se neste âmbito a baga de sabugueiro em papel de destaque, enquanto produto endógeno de referência no Vale Varosa.
O autarca destacou o facto do Vale Varosa ser uma região onde se produz sabugueiro de excelência, graças ao seu elevado grau de brix (doçura da baga do sabugueiro), o que garante escoamento total da produção, exportada maioritariamente para a Alemanha, Holanda e Áustria.
Nos últimos anos tem-se vindo a registar um aumento significativo da produção, sendo a Régiefrutas uma infraestrutura importante para transformar a baga em mosto, garantindo assim melhores condições de acondicionamento do produto para colocação no mercado, assumindo-se também como fundamental na área de investigação, com protocolos celebrados entre várias universidades do país.