Na primeira fase, a procura excedeu a oferta, na segunda fase de ampliação, que foi inaugurada no final de agosto, dos 41 lotes disponíveis ainda há 26.
A nova área denominada Parque Empresarial de Carrazeda de Ansiães (PECA) passou para um novo modelo de gestão, deixando de lado a visão “industrial” para substituir por um conceito empresarial.
Na segunda fase, a ampliação da PECA representou uma área total superior a 120 mil m2 de terreno, num espaço devidamente infraestruturado, com rede viária interna e acesso aos eixos viários mais próximos, jardins e arruamentos, rede de abastecimento de água e drenagem de águas residuais/pluviais, rede elétrica, rede de fibra ótica/telecomunicações, recolha e tratamento de resíduos sólidos não perigosos. Esta obra representou um investimento de 2,1 milhões de euros e está já a receber os investidores.
O presidente da Câmara de Carrazeda, João Gonçalves, considera que este é o “projeto âncora, estruturante e estratégico para o desenvolvimento económico do concelho”, um investimento que permite a atração e instalação de novas empresas e, consequentemente, produção de riqueza e criação de postos de trabalho.
É desta forma que a autarquia perspetiva o aumento da competitividade económica do concelho, uma vez que incentiva novas iniciativas empresariais, fomenta a criação de emprego e a fixação da população e, por conseguinte, o desenvolvimento local sustentado e ordenado.
A maioria dos lotes possui uma área de mil metros quadrados, sendo nestes casos o custo por m2 de 10 euros, havendo dois lotes com cerca 1800 metros quadros, com um valor por m2 de nove euros e ainda um lote com mais de 6.600 metros quadrados, sendo neste caso o valor do m2 de 12 euros.
A informação necessária para a apresentação de candidaturas consta no Regulamento do Parque Empresarial de Carrazeda de Ansiães e no Aviso de Abertura, documentos disponíveis no site do Município. A referida informação poderá ser também consultada, presencialmente, no Gabinete de Apoio ao Munícipe no horário de expediente (9h00 – 12h30 / 13h30 – 17h00).
Encontram-se igualmente disponíveis no site do município, em formato editável, todos os formulários a preencher para efeitos de candidatura.
Eventuais pedidos de esclarecimento poderão ser apresentados através do correio eletrónico geral@cmca.pt.