O prémio foi atribuído no sábado, durante o 27º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, que decorreu no Auditório da Universidade Nova de Lisboa.
Este reconhecimento foi atribuído ao projeto “Via Azul”, uma ideia inovadora concebida para os Serviços de Urgência Pediátrica da ULSTMAD, que “tem o objetivo de melhorar o atendimento e os cuidados prestados às crianças com perturbação do espectro do autismo”.
“Consiste num circuito personalizado, humanizado e adaptado às necessidades específicas destes utentes. Conta com a participação direta e indireta de vários Serviços hospitalares e também com a intervenção da família ajustando de forma versátil as necessidades da criança no seu recurso ao hospital”, explica a ULSTMAD em comunicado.
A entrega do prémio foi realizada pelo Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, e pelo representante da NTT Data e membro do júri, Ricardo Constantino. Representaram a equipa vencedora Andreia Dias, Isabel Soares, Carla Silva, Marta Covelo e Eurico Gaspar, que receberam a distinção em nome do Serviço.
Andreia Dias, médica pediatra e impulsionadora do projeto, disse que este prémio “simboliza o esforço multidisciplinar para prestar cuidados individualizados e personalizados, que correspondam às diferentes necessidades dos doentes, melhorando a eficácia no diagnóstico e tratamento”, acrescentando que esta distinção poderá “impulsionar a implementação da Via Azul em todos os serviços de Urgência”.
O projeto Via Azul destacou-se entre os finalistas, que incluíam outras ideias inovadoras, como a plataforma PauliCare, focada no apoio aos cuidados paliativos; o dispositivo Heka Vision, que aumenta a precisão nas cirurgias de cancro da mama; a plataforma de dados de saúde Humanos; e o SNS Hub 4, uma solução digital para a gestão logística.
O Prémio Best Ideas in Healthcare tem como missão incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores no sistema de saúde português, criando sinergias entre médicos e outras classes profissionais, para melhorar as condições de vida, diagnóstico e tratamento dos doentes.
Citado na mesma nota, o Conselho de Administração da ULSTMAD refere que “se congratula com esta distinção”, reiterando o compromisso de “melhoria contínua na prestação de cuidados de saúde e na inovação ao serviço da comunidade”.