Este evento, que já se tornou uma tradição, tem como principal objetivo promover o encontro intergeracional, reunindo crianças, pais, tios, avós e outras gerações num espaço aberto e repleto de animação.
“Podemos esperar, antes de mais, muita animação, como temos feito há algum tempo”, afirma a vereadora da Câmara Municipal, Mara Minhava. “O grande objetivo deste encontro é promover a convivência entre diferentes gerações, oferecendo iniciativas para diversas faixas etárias.”
As juntas de freguesia terão um espaço dedicado, onde cada uma pode apresentar um artesão ou artista que representa o melhor de sua comunidade. “Este programa, pelo facto de convidarmos a TVI a estar connosco, ajuda a divulgar o que de melhor temos para oferecer”, acrescenta Mara Minhava. Com a colaboração de várias instituições, o evento tem obtido uma adesão significativa. “Estamos numa sociedade obcecada pelas redes sociais, e este encontro é uma forma de tirar as pessoas de casa, trazê-las para um ambiente saudável e promover o diálogo entre as pessoas, algo que faz muita falta”, ressalta a vereadora.
Justino Silva, presidente da Associação de Amigos de Trás-os-Montes, destaca a importância dos valores familiares promovidos pelo evento. “Servimo-nos desta festa para juntar as famílias, para chamar a atenção sobre a importância de passarmos mais tempo com nossos filhos, avós e pais. Num panorama internacional agitado, queremos dar esperança. Ao longo dos 14 anos, temos mantido este evento, convidando toda a gente a trazer a sua cesta de piquenique e desfrutar do parque”, comentou.
O “Pic Nic Famílias” no Parque Corgo é mais do que um simples piquenique, é uma celebração da convivência familiar e comunitária, com vários parceiros como a Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Associação dos Amigos de Trás-os-Montes, UTAD, PSP, GNR, Bombeiros e RI13.