A PJ desencadeou um conjunto de diligências, com o objetivo de recolha de elementos de prova relacionados com suspeitas da prática dos crimes de falsidade informativa, falsificação de documentos, abuso de poder, corrupção passiva e corrupção ativa, num alegado esquema fraudulento de inspeções automóveis.
De acordo com as informações prestadas pela PJ, estão em causa as suspeitas da existência de um esquema fraudulento que permitia a aprovação de veículos sem anotação das deficiências que apresentavam, sem a adoção dos procedimentos de inspeção legalmente obrigatórios, mediante a obtenção indevida de vantagens patrimoniais, entregues pelos clientes.
Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, em que resultaram em vários arguidos.
Ao decorre das investigações foram recolhidos elementos importantes de prova dos factos em investigação e também uma elevada quantia monetária.
A PJ informa que as investigações continuarão, com análise dos elementos probatórios recolhidos, para apuramento integral das responsabilidades e conclusão do inquérito, titulado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto.



