Em comunicado, a PS explica que a investigação permitiu apurar que o incêndio foi iniciado mediante a “utilização de chama direta, provavelmente um isqueiro”.
O incêndio consumiu uma área de cerca de seis mil metros quadrados de vegetações herbáceas e subarbustiva de silvas, dada a pronta intervenção dos bombeiros e de um meio aéreo, que conseguiram dominar as chamas.
“Caso atingisse maiores proporções, colocaria em perigo toda a área envolvente, constituída por povoamentos de castanheiros, carvalhos e outras especeis arbóreas e arbustivas, bem como várias habitações e armazéns agrícolas”, sublinha a nota de imprensa da PJ.
O detido, residente em Solveira, será presente à autoridade judiciária competente, para primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação das medidas de coação.
A investigação prossegue sob a direção do Ministério Público de Montalegre.
A detenção e investigação foi do Departamento de Investigação Criminal de Vila Real, com a colaboração do Grupo de Trabalho para a Redução das Ignições do Interior Norte.


